Uma Longa Caminhada
Texto e Fotografia de Nuno Ribeiro
Tal como o título indica, este portfólio de 10 fotos representa um pouco do que tem sido a minha caminhada de aprendizagem contínua enquanto fotógrafo de paisagem. Desde a primeira foto de 2010 até à mais recente, pretendo demonstrar a minha evolução em termos de técnica, composição e edição, comprovando também a primeira ideia que me foi transmitida num workshop Primeira Luz: não é em casa que se conseguem boas fotos!
Ainda me recordo da minha primeira saída para fotografar. Tinha visto muitas fotos da Adraga que me encheram o olho e lá fui eu para a praia com a ideia de que: “Se os outros conseguem, eu também vou conseguir”. Cheguei à praia com a luz dura do meio-dia; Não estudei as marés; A máquina era nova e não tinha estudado bem as suas funções; Não levei filtros; Levei um tripé que tinha comprado horas antes na loja da esquina; Resumindo: um desastre completo. Fiz mais algumas tentativas semelhantes, sempre com o mesmo resultado. Fui assolado por uma frustração de tal ordem que arrumei a máquina e pensei “Isto não é para mim”. Foi quando a minha mulher me ofereceu o meu primeiro workshop Primeira Luz.
Nem os meus amigos da Primeira Luz sabem a importância que aquele workshop – na Serra D’Aire e Candeeiros – viria a ter no meu percurso fotográfico. Desde a parte técnica, equipamento, composição, controlo da luz disponível, etc, tentei absorver tudo o que pude. Mas o mais importante foi perceber que a frustração que sentia era comum com os outros formandos e até com os formadores. Foi sobretudo isso que me fez sair deste primeiro workshop revigorado e com um ânimo novo.
Julgo não estar a exagerar quando digo que desde esse dia, já saí mais uma centena de vezes para fotografar. Muitas vezes sozinho, outras acompanhado, em grande parte delas cheguei a casa frustrado, sem uma única foto que se aproveite. Mas em todas elas aprendi algo novo. E quando chego a casa com uma foto digna de ser adicionada ao portfólio, sou invadido por uma sensação de concretização que faz com que toda a frustração acumulada tenha valido a pena.
É engraçado olhar agora para todas estas fotos e perceber o que está mal e concluir que podia e devia ter feito melhor na altura. Mas é também isto que me faz arrumar o equipamento e voltar a acordar de novo ás 6 da manhã, para mais uma saída para fotografar sempre com o objetivo de melhorar. Será mais um passo nesta longa caminhada que, espero, não tenha fim.
Mais sobre este projecto
-
AutorNuno Ribeiro
-
BioSó me apercebi o quanto gostava de fotografia em 2010, quando comprei a minha primeira DSLR. Recordo-me da minha primeira saída para fotografar e de pensar que iria conseguir um punhado de boas fotos. Rapidamente percebi que a fotografia exige muita dedicação, paciência e uma grande capacidade para lidar com o fracasso de chegar a casa sem uma única boa foto. Mas quem corre por gosto, não cansa.
Desde 2010 que tenho andando numa busca incansável pela luz perfeita, pelo cenário perfeito e pela foto perfeita, algo que ainda não consegui. Mas foi essa busca que já me levou a lugares magníficos, a conhecer pessoas extraordinárias e a registar momentos inesquecíveis. -
Experiências Primeira LuzSerra de Aire (Mar.2011)
Sintra-Cascais (Mai.2011)
Lisboa (Jul.2011)
Sintra-Cascais (Set.2011)
Serra da Estrela (Nov.2011)
Costa Vicentina (Jun.2012)
Barlavento Algarvio (Out.2012)
Obrigada pela tua partilha. Um abraço
Compreendo perfeitamente, alias um bom resultado só se consegue com muito trabalho, dedicação, e insistência. Só com uma grande paixão pelo que fazemos, é que conseguimos continuar a caminhar, a evoluir.