Arquivo

Um Passeio em Manhattan

Texto e Fotografia de João Paulo Barros Este conjunto que aqui apresento é o resultado da minha primeira visita a Nova Iorque, uma visita curta de dois dias em 2018. Nova Iorque é muitas coisas e também um paraíso para a fotografia de rua dada a variedade e quantidade imensa de contrastes que reúne. Para …

Arrábida: Aqui tão perto!

Texto e Fotografia de José Luís Proença Da Serra do Risco à Serra do Louro, passando pela dominante Serra da Arrábida; Da Pedra da Anicha ao Alto do Formosinho. Das praias de agua transparente e fria, às  enseadas ,  grutas , falésias e ribeiras. Da Ribeira da Comenda ao Parque do Alambre. Do farol do …

Astrofotografia de paisagem

Texto e Fotografia de José Zarcos Palma Todos nós ao longo de múltiplas publicações nos mais variados meios de comunicação já fomos mais de uma vez confrontados com imagens espetaculares do céu profundo obtidas por talentosos fotógrafos. Uma pesquisa por “deep-sky objects” trará ate nós esses mundos invisíveis e longínquos, mas que só com equipamentos …

Na Terra Dos Sonhos

Texto e Fotografia de Luís Artur Mota Visitar a Islândia sempre fez parte do meu imaginário. As cascatas, os rios, as montanhas coloridas, as praias de areia negra cobertas com blocos de gelo, enfim, difícil enumerar todas as razões pelo qual sempre desejei um dia aquele país conhecer. Como num conto de fadas, um dia …

O Outono na Estrela

Texto e Fotografia de Miguel Serra A Serra da Estrela assume nas quatro estações encantos e recantos que merecem seguramente uma visita. Contudo, é na estação do Outono que esta montanha mágica deslumbra os amantes da fotografia de paisagem, onde as encostas e vales se transformam em paletas de cores verdadeiramente atraentes. Esta mutação é …

Texto e Fotografia de João Godinho As fotografias que aqui se apresentam são o resultado de um safari fotográfico à Tanzânia, na região ocidental do continente Africano. Um percurso efectuado ao longo dos lagos Manyara e Ndutu, do Parque Nacional de Serengeti e da cratera do Ngorongoro. Nestes santuários de vida selvagem, foi possível fotografar momentos …

Preto & Branco

Texto e Fotografia de Pedro Castro Adoro fotografar a Preto e Branco. Porquê? Não tenho uma resposta pronta. É algo que não se explica, sente-se. No entanto, e fazendo um esforço mental, diria que é menos distrativo, permitindo passar melhor uma determinada mensagem, com mais caracter. Enfim, como disseram alguns fotógrafos: i. “Color is descriptive. Black …

Escócia: O País Das Terras Altas

Texto e Fotografia de Ricardo Adelaide Kilts, gaita de foles, castelos e whisky é o que nos vem ao espírito quando pensamos na Escócia. Terra de histórias, lendas e paisagens entre as mais selvagens da Europa, conjugadas com um clima rude e imprevisível, dão-nos um ambiente muito particular. É um país que não se resume apenas …

Fragmentos da Natureza

Texto e Fotografia de Carla Lopes Desde que me recordo gostar de fotografia, sempre fui uma apreciadora passiva dos registos de paisagem natural, com todo o impacto e grandiosidade que está inerente. Imagens plenas de contraste, de saturação e de elementos. Todas elas capazes de nos tirar o fôlego e de nos fazer sonhar com os …

Índia, um modo de vida!

Texto e Fotografia de Sofia Saldanha A Índia não se descreve, regista-se! A Índia é cor e contraste, mas é sobretudo gente. A gente e o seu modo de vida, do qual a religião e a fé são indissociáveis. A Índia é o momento. Momentos de vida irrepetíveis entre a pessoa e a sua circunstância, entre …