Arrábida: Aqui tão perto!
Texto e Fotografia de José Luís Proença
Da Serra do Risco à Serra do Louro, passando pela dominante Serra da Arrábida;
Da Pedra da Anicha ao Alto do Formosinho.
Das praias de agua transparente e fria, às enseadas , grutas , falésias e ribeiras.
Da Ribeira da Comenda ao Parque do Alambre.
Do farol do Outão à fonte dos Pasmados, em Azeitão.
Do Convento da Arrábida ao Santuário do Cabo Espichel .
Do castelo de Sesimbra aos castelos de Palmela e Setubal.
Dos moinhos em Palmela à bela Igreja de S. Simão de Vendas de Azeitão, passando pela discreta capela de S.Pedro, na Aldeia da Piedade.
Das antigas vinhas às milenárias oliveiras.
Dos cogumelos e medronhos do Outono às orquídeas da Primavera.
Dos golfinhos do Sado às majestosas rapinas pairando no céu, passando por dezenas de espécies de pequenas e multicolores aves.
Da Reserva Marinha Professor Luiz Saldanha à Mata do Solitário.
Do nascer da lua sobre Palmela ao por do sol no Cabo Espichel.
… enfim, são milhares as razões para visitarmos o Parque Natural da Arrábida e fotografar as inúmeras oportunidade que nos são oferecidas.
Mais sobre este projecto
-
AutorJosé Luís Proença
-
BioVivo na Margem Sul do Tejo. Desde muito novo que a Serra da Arrábida me despertou a atenção, seja pelas grandiosas vistas sobre o mar, seja pelos dias passados na Praia do Portinho da Arrábida. E esta atração foi tão grande que não descansei enquanto não fui viver para perto dela! Maravilha!
Depois, as caminhadas a pé e o BTT, permitiram-me conhecer melhor os seus recantos e encantos e … encantar-me!!!
Em termos de fotografia , comecei há cerca de 30 anos com uma Pentax K1000, 100 % manual. Depois comprei uma Pentax P30 , que já permitia uma leitura automática da exposição e, por fim, passei para uma Pentax SFX, que dispunha de … focagem automática!!! Fotografei com estas duas ultimas máquinas durante muitos anos. Depois, com o advento do digital, fiz duas experiências que nunca me satisfizeram: uma Sony e uma Minolta. Mais tarde, e com o conselho conhecedor de um grande Amigo, decidi adquirir uma Nikon D3100. Foi o salto!!! Um outro mundo estava à vista!
Hoje, fotografo com uma Nikon e uma Fuji (mirrorless). Tenho de confessar que aprendi mais de fotografia nos últimos 10 anos do que nos 30 anos anteriores. Também não posso esquecer a partilha de conhecimento que a Primeira Luz me proporcionou , que contribuiu para esta minha evolução.
Enfim, um percurso que se fez (e se faz!!) dia a dia, foto a foto, mas com algo comum em todo o caminho percorrido: a paixão pela fotografia. -
Experiências Primeira LuzLisboa (Abril.2011)
Sintra-Cascais (Setembro.2011)
Costa de Caparica (Julho.2012)
Serra da Estrela (Novembro.2013)
Tomar (Junho.2014)
Noudar (Maio.2015, Agosto 2018)
Lagos (Dezembro.2017)
Mértola (Junho.2019)
Olá Proença! Finalmente saíram essas fotos sobre a Serra da Arrábida!
Está um conjunto maravilhoso, parabéns!
Ver se este ano conseguimos combinar umas saídas e tiramos umas fotos juntos!
Grande abraço!
Muito obrigado, Nuno. Sim , em breve , vamos poder arejar e “bater uma fotos”. Abraço
Que belas fotos Zé, sem dúvida que Arrábida e toda a sua envolvência , é fascinante para qualquer profissional muitos parabéns.
Obrigado Paula, partilharei contigo actualizações a este projecto, pois sei que também adoras a Serra da Arrabida. Beijinhos
Maravilhosas tio . Adoro! Bjs
Obrigado Rita. Beijinho grande.
Caro José fiquei encantado com as lindas imagens que connosco partilhas, já fotografamos juntos e reconheci que sabias do ofício. Desconhecia era esta paixão pela Serra da Arrábida e que me deixou contente visto que também vivo aqui muito próximo. Um forte abraço amigo e que continues com a paixão da fotografia
Obrigado , João, pelas tuas simpáticas palavras. A ver se , rapidamente, conseguimos ir tirar uma fotos juntos.Grande Abraço!