Texto e Fotografia de Carla Lopes
Desde que me recordo gostar de fotografia, sempre fui uma apreciadora passiva dos registos de paisagem natural, com todo o impacto e grandiosidade que está inerente. Imagens plenas de contraste, de saturação e de elementos. Todas elas capazes de nos tirar o fôlego e de nos fazer sonhar com os locais mais longínquos e inóspitos.
O meu percurso pela fotografia iniciou-se de forma activa há cerca de 4 anos. No terreno, com uma dSLR na mão, senti o entusiasmo de captar as imagens a que estava habituada a tornar-se irregular. Não correspondia de todo ao que esperava e o que sentia ao fotografar era algo entre mergulhar no caos dos elementos e a necessidade urgente de os simplificar.
Tendo experimentado um pouco de tudo, há cerca de um ano, graças a uma série de felizes acontecimentos e partilhas, descobri e apaixonei-me pelas formas, as cores e os detalhes que a natureza mais próxima de nós tem para nos oferecer. O encanto de captar o momento mais simples e por vezes mesmo familiar, com o qual tanto me identifiquei de imediato, aliado à descoberta da macrofotografia, sobrepôs-se de forma categórica às paisagens de grande angular.
O conjunto de imagens que se segue procura transmitir a minha forma de sentir e de valorizar a essência das coisas simples. Algo que muitas vezes vemos à nossa volta e não percebemos nem valorizamos. São pequenos fragmentos da natureza que me captam a atenção.
Mais sobre este projecto
-
AutoraCarla Lopes
Instagram -
BioNasci em Lisboa em 1980 e o gosto pela fotografia é algo que foi crescendo gradualmente. Em 2014 decidi, um pouco por impulso, frequentar um curso de iniciação à fotografia dado, na altura, pela Fotonature. Ouvi falar pela primeira vez em conceitos como abertura, velocidade e ISO e fui absorvendo esse novo mundo.
Seguiram-se mais alguns workshops e formações em fotografia, pesquisas na Internet, e muita, muita leitura de forma autodidacta.
Fiz duas viagens fotográficas para fora de Portugal Continental que me abriram mais os horizontes. Mas a minha verdadeira paixão está no registo mais intimista e detalhado, muito vezes, perto de mim.
Gosto de usar a objectiva macro na natureza, de procurar o melhor ângulo e de tentar captar a melhor luz. Gosto de me perder num campo florido, pormenores das pétalas, do orvalho, dos reflexos e das texturas. Não gosto de vento... -
Experiências Primeira LuzLisboa (Jan.2014)
Lisboa (Abr.2015)
Lisboa (Dez.2015)
Costa Vicentina (Mar.2016)
Serra da Estrela (Nov.2016)
Lisboa (Dez.2016)
Costa Vicentina (Abr.2017)
Escócia (Jun.2017)
Muito obrigado, sinceramente, a todos pelas palavras que aqui escreveram! A fotografia é algo que nos une e a partilha da mesma enriquece-nos sempre a todos! Beijinhos 🙂
Olá Carla
Também sou um apaixonado pela fotografia. Faço fotografia porque gosto e como autodidata procuro aprender com o que faço e com o trabalho de outros fotógrafos.
Gostei imenso da tua leitura sobre o gosto pela fotografia e a paixão com que falas sobre a tua actividade fotográfica e isso nota-se na pequena mostra das fotos apresentadas, também gosto da suavidade dos tons das tuas fotos. Gosto sempre de saber um pouco sobre o equipamento utilizado na captura, mas compreendo que muitos fotógrafos ocultem esse pormenor, apesar de considerar que a sua importância seja um pouco relativa. Os meus parabéns.
Gostei bastante do trabalho apresentado, aliás é uma das vertentes da fotografia que mais gosto e à qual sempre que posso, me dedico; estou também a iniciar-me na fotografia “Miksang”!
Parabéns, está lindo, Carla!
Excelente trabalho! Gostei muito do que “vi”. Parabéns! 🙂
Parabéns Carla!
Uma pequena selecção das coisas bonitas que vais fazendo e mostrando.
Até breve, num workshop “Primeira Luz”.
Beijinhos
Excelentes tudo fotos e texto **********Para continuar************
“Quando alguém encontra o seu caminho, é preciso ter coragem para dar passos errados e reconhecê-los… As decepções, as derrotas e os fracassos são ferramentas que Deus nos põe para nos mostrar essa estrada…”
Parabéns minha querida, fico muito feliz porque, agora sim, estás no caminho correto que confere com quem és por dentro é por fora…
As imagens mais bonitas desta vida estão nas pequenas coisas que temos o privilégio de ter e nem sempre damos o devido valor… fazer memórias delas, através das fotografias é o melhor que podemos fazer e tu tens mostrado isso mesmo…
Beijinhos grandes
CF ❤
Muito contente por este acontecimento, a Carla é uma menina espectacular que gosto muito, grande companheira. Estou radiante, gostei mesmo muito do que vi e do que li. Parabéns Carlinha e vamos continuando. Beijinho