Fotografia em Alta Gama Dinâmica!!!
Texto e fotografia de Jorge Manso
“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um autorretrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.” (Gérard Castello Lopes).
Através de um projeto, o fotógrafo revela um pouco de si e de como se expressa através do mesmo. Revela o que ele vê através dos seus olhos, como ele pensa, como ele queria que fosse ou simplesmente deixou a sua criatividade fluir num dado momento temporal.
Muitos projetos fotográficos ganham a nossa atenção pela inovação daquilo que é fotografado, quer seja por via dos equipamentos usados, pela captação de ângulos novos ou pelo tema abordado. Este meu projeto, pelo contrário, visa captar a vossa atenção desafiando as limitações tecnológicas das máquinas reflex atuais e tentando servir de exemplo para uma captação da realidade que inclua o máximo de gama dinâmica.
A questão da exposição foi, desde que me iniciei na fotografia, a minha “companheira” desafiadora. Aprendi a fotografar com filtros e tripé bem como aprendi outras técnicas que são excelentes para grande parte das situações, mas havia sempre uma parte que não conseguia obter os resultados pretendidos. Na maioria das vezes que vou em viagem de férias, a determinados locais, não é possível esperar pelas horas douradas ou pela luz perfeita, nem tão pouco andar com o tripé e filtros. Nestas alturas vale a pena investir na fotografia em alta gama dinâmica. A maioria das fotos aqui apresentadas foi realizada apenas com a máquina na mão.
Este projeto é simultaneamente um desafio a quem já teve estas dificuldades no terreno.
“O mundo da realidade tem os seus limites. O mundo da imaginação não tem fronteiras.” (Jean-Jacques Rousseau).
Mais sobre este projecto
-
Autor
-
BioA minha paixão pela fotografia começou em 2009 com a frequência de um curso de iniciação à fotografia e com a aquisição de uma máquina reflex.
Anteriormente apenas tinha contato com máquinas compactas no modo automático. Apaixonado por viagens e curioso por natureza e ainda encorajado pela minha esposa (também ela entusiasta da fotografia) decidimos frequentar 4 workshops da Fotonature onde tive a oportunidade de obter novas competências fotográficas transmitidas pela equipa da Fotonature e momentos únicos para explorar e conhecer locais interessantes em Portugal.
Nos últimos tempos tenho posto em prática os conhecimentos adquiridos e continuei a desenvolver novas competências que me permitiram ir ao encontro das minhas dificuldades no terreno.
Desde o primeiro dia que adquiri conhecimentos sólidos na fotografia que me interessei pela magia e dificuldades da “exposição” e da "composição”, temas que ainda hoje continuo a aperfeiçoar pois considero, no meu caso concreto, serem aqueles de maior dificuldade na sua aplicabilidade.
A fotografia continua a ser um dos meus hobbies preferidos que uso tanto para diversão como para utilização profissional.
Não tenho restrições fotográficas nem especialização numa área em concreto nem tão pouco me limito a uma única técnica para cada tema. Fotografo tudo o que “mexe” e “não mexe” bem como motivos que considero interessantes do ponto de vista de desafios fotográficos. Não imponho limites à minha criatividade. Quando vou a um local e tenho a máquina comigo, tento explorar algo de interessante desse local e captar umas fotos que considero aceitáveis e utilizando técnicas adequadas às condições de luz. As diversas trocas de experiência com outros fotógrafos amadores permitem-me desenvolver novos olhares e horizontes.
Lembro-me num dos workshops, o Nuno e o Luís terem referido que a captação da foto era apenas 50% do trabalho e os restantes 50% eram edição.
Algo que me interessou bastante e ao qual estou a desenvolver novas competências tanto em Lr como em Ps. Atualmente também estou a interessar-me pelo técnica de time-lapse. -
Experiências Primeira LuzMinas de São Domingos (Nov.2011)
Serra da Estrela (Fev.2012)
Costa Vicentina (Jun.2012)
Barlavento Algarvio (Out.2012)
Belas fotos. Muitos Parabéns. Continuação do bom trabalho. Abraço
Belas fotografias. Parabéns.
Obrigado Vitor pelo incentivo. Abraço.