H2O
Texto e fotografia de Luís Leal
Ao longo do tempo, a minha abordagem à fotografia de paisagem natural tem passado por várias fases. Andou entre a pura fotografia documental e o abstracto. Flutuou entre o exagero das formas, à subtileza de texturas e cores. Nesse percurso, houve momentos em que os resultados não eram os esperados, em que culpava o equipamento usado, a falta de conhecimentos, o tempo meteorológico ou a falta de inspiração.
Mas, olhando para trás, sinto que o passo decisivo para me sentir em equilíbrio com a minha fotografia foi quando deixei de fotografar o que achava que as pessoas iriam gostar, para passar a fotografar o que quero e gosto. Tudo fica mais simples a partir daí e a satisfação com os resultados aumenta. Estamos livres para usar os nossos sentidos na busca de uma foto. E não digo uma foto com o significado de que se pretende a foto-concurso-do-ano, mas antes uma foto-que-regista-a-nossa-visão de um lugar, árvore, pedra, movimento, espaços, sombra, etc.
Se há um estilo onde me sinto bem é sem dúvida na fotografia de paisagem natural. Aqui estou em “casa”, confortável, onde exploro e sou mais criativo. Assim surgem os momentos mais gratificantes do meu mundo da fotografia.
Mais sobre este projecto
-
AutorLuís Leal
luisleal.zenfolio.com -
BioA paixão pela fotografia começou em 1993 com a compra de uma Minolta 7xi, aquando de uma longa estadia profissional na Alemanha. A máquina comprada com as poupanças dos primeiros ordenados, foi muito usada, mas abaixo das suas capacidades, sobretudo para registar viagens e eventos familiares.
A grande mudança dá-se em 2007, com a passagem para uma máquina digital (Nikon D300), e o frequentar de inúmeros workshops da fotonature e do IPF de Lisboa. Foi aí que a fotografia toma uma nova dimensão na minha vida e todos os momentos livres passam a ser usados para aprofundar os meus conhecimentos de fotografia em todas as vertentes: técnica, prática, edição e, na falta de melhor palavra, “visão”. É o escape e o alibi perfeitos para fugir da intensa vida profissional.
Estilos preferidos: paisagem natural, arquitectura e fotografia de rua. Mas é sobretudo o registo da luz, do contraste de sombras/planos, do detalhe/subtilezas em composições simples, o meu desafio constante em fotografia. -
Experiências Primeira LuzSintra-Cascais (Out.2010)
Serra da Estrela (Nov.2011)
Minas de São Domingos (Nov.2011)
Peneda-Gerês (Abr.2012)
Barlavento Algarvio (Out.2012)
Costa Vicentina (Mai.2013)
Lisboa (Out.2013)
Lisboa (Out.2013)
Tomar (Jun.2014)
Zermatt (Jun.2014)
Já tinha visto as tuas fotos quando saíram no f/stop, mas tive o prazer de te conhecer nesta ida aos Picos da Europa. Aproveito para te dar os parabéns, tens aqui um conjunto magnífico de fotos! Um abraço.
Obrigado Jorge, pelas simpáticas palavras.
Um abraço,
Luis
Maravilha de galeria Luís. Obrigado pela partilha das fotografias e palavras, pois ambas são motivadoras para aqueles que partilham contigo esta paixão pela fotografia. Grande abraço.
Obrigado Helder !
A fotografia é realmente uma paixão !
Um abraço !
Claramente, a forma como olhamos e registamos esses momentos, é a forma como sentimos, que é diferente entre nós. Essa sensibilidade que se apura, e nós torna diferentes, na forma como olhamos o mundo.
Quem tem olho fotográfico e olha constantemente a luz, quando vai na rua em família ou com amigos, está constantemente a apanhar estes instantes que outros não desenvolveram tão bem.
Parabéns, e bom trabalho.
Olá Arnaldo !
obrigado pelo comentário.
Eu continuo a ficar fascinado com o simples facto de quando tens várias pessoas a tirar fotografias no mesmo local, no mesmo momento e ao mesmo “objecto” consigas ter no final, as mais variadas interpretações fotográficas.
Um abraço.
Parabéns:
-> pela magia de teres captado a beleza da irrepetível e nem sempre evidente.
-> pelo texto escrito com a mesma paixão com que as fotos foram feitas e ainda por cima explícito e claro.
Olá ! Obrigado pelas simpáticas palavras !
Tal como já tive oportunidade de comentar contigo, confesso que fiquei admirado pelo feadback positivo (escrito e oralmente) ao texto que acompanha este projecto. Parece que consegui passar alguma coisa com a minha história e que existem pessoas que se reveem neste processo contínuo da relação de um fotógrafo com a “sua” fotografia.
Fica bem !
Gosto muito! Quando for grande também quero tirar fotos assim 😛
Olá Sofia ! obrigado ! 😎
Olá Luis como bem dizes a fotografia tem os seus encantos e desecantos embora a culpa seja sempre do material.
Gostava de ralçar a evolução vertiginosa da qualidade das tuas fotografia que não têm só a ver com a evolução do equipamento. Parabens e continuação de um bom e belo trabalho. Teu amigo Antonio
Olá António!
ao escrever o texto para este trabalho, ainda pensei que as fotos com as quais fiquei e fico descontente são part-of-the-process como é habitual dizer-se, mas não creio que seja só isso.
Há claramente uma necessidade de análise sobre o que correu mal, mesmo que se volte a cometer o mesmo erro. Mas é também um exercício de escolhas e de experiências que curiosamente nunca invalida que o que falhou uma vez não possa resultar num outro local ou com uma outra luz, ou cor. E dessa forma fica mais fácil o processo ou o caminho.
Um abraço e obrigado por teres comentado !
Ainda tenho cópias das fotos que tu tiraste nos primórdios desta tua viagem… Era a tua paixão. Porque só por paixão se vai passear na Alemanha com temperaturas negativas e máquina às costas.
Parabéns Luis. Sempre te disse que tinhas força de vontade para conseguires o que desejavas. A prova está nas fotos…
Olá Ana ! Obrigado pelas tuas simpáticas palavras. De repente fiquei com frio só de pensar nos longos fins de semana na Alemanha a descobrir novos locais e a tirar fotos.
Fica bem & Bom Natal.
Sendo leigo no tema, não posso deixar de elogiar o excelente percurso do fotografo Luís Leal. Parabéns. O trabalho é pautado por qualidade invulgar.
Obrigado Luis !
Já gostava das tuas fotos, algumas delas tive o privilégio de as testemunhar. Agora passei a gostar também da tua escrita!
Parabéns ao Amigo fotografo e Escritor.
Obrigado Jeni !
Escrever o texto foi também um caminho de análise à fotografia que faço. Foi curioso como algumas ideias ficaram mais clara ao fazer este exercicio. Fica bem !
Luís, já fizemos alguns workshops juntos e sempre registei a tua vontade e a técnica em obter uma boa foto. Parabéns pelo teu percurso e continua na mesma linha, fazer o que gostas e com a ambição de fazer sempre uma boa fotografia. Tal como o Nuno disse em Zermatt, há os que gostam de fotografia e os que têm a paixão pela fotografia, que com o seu esforço conseguem usufruir e obter grandes resultados: tu estás neste grupo. Um abraço
Obrigado Vitor !
É sempre bom ouvir palavras de incentivo e reconhecimento. Um abraço !
Como eu te compreendo Luis. Muitos parabéns. Um abraço
Obrigado Elsa pelas simpáticas palavras !