Microcosmos
Texto e fotografia de Luís Maia
A beleza e a força da Natureza podem ser arrebatadoras. Quem é que não se deslumbra com a força de uma cascata ou a beleza de um pôr-do-sol? Quantos de nós não se perdem na imensidão de uma paisagem costeira? Mas nem tudo o que é belo tem que ser grande e imponente. Existe um pequeno mundo igualmente belo e fascinante. Um mundo de formas e cores. Um mundo que podemos encontrar mesmo debaixo dos nossos pés e ainda assim tão desconhecido por tantos. O incrível mundo dos insectos…
O objectivo deste meu projecto é dar-vos a conhecer este pequeno reino onde o vulgar se transforma em extraordinário. Neste universo de pequenos monstros, cada mosca, abelha ou aranha é tão depressa um feroz predador como uma vítima a lutar para sobreviver. É um mundo repleto de vida, com inúmeras espécies que coabitam diariamente entre nós mas que muitas vezes nem damos por elas.
Mas como “uma imagem vale mais do que mil palavras” chega de conversa! Convido-vos agora a juntarem-se a mim numa visita ao mundo fascinante destas pequenas criaturas..
Mais sobre este projecto
-
Autor
-
BioO meu nome é Luís Maia. Nasci em 1980 em Oeiras e agora vivo no Montijo, distrito de Setúbal. Sou militar da Força Aérea Portuguesa e a fotografia para mim, mais que um hobbie, é uma paixão. Desde muito cedo me interesso por fotografia mas só em 2005 adquiri a minha primeira máquina fotográfica, uma pequena compacta que me acompanhava para todo o lado. Sem qualquer conhecimento técnico ou uma categoria favorita fotografava de tudo um pouco. Até que finalmente descobri aquilo que realmente me fascinava... a macro-fotografia, mais precisamente os insectos.
Com uma categoria fotográfica definida, estava na altura de evoluir, estava na altura de me concentrar naquele estilo fotográfico e aprender tudo o que conseguisse para melhorar as minhas fotos. Sempre fui um autodidata e, através de revistas e com a internet como minha fiel companheira, lá fui absorvendo tudo o que conseguia sobre a matéria. De repente, o equipamento tornou-se um factor limitativo na minha evolução e rapidamente a compacta se transformou numa bridge e, assim que os euros permitiram, em 2010 a bridge transformou-se numa dSLR. Agarrada a ela uma objectiva macro. Já não havia desculpas.
Com equipamento específico para o estilo pretendido, o sucesso só dependia de mim. Muito à base da tentativa e erro lá fui evoluindo gradualmente. Hoje em dia, ainda longe da perfeição, considero que alcancei um nível aceitável que me permite partilhar as minhas fotos com todos vós. Espero que gostem. Quanto a mim, irei continuar a minha eterna batalha com a luz em busca da foto perfeita. -
Experiências Primeira LuzSerra da Estrela (Fev.2015)
Excelente trabalho!
Estás fortissimo nas macros..uma área onde tenho que ir fazer uns raids.
Parabens pelos registos.
Abraço
Grandes fotos ! não é o tipo de fotografia que faço, mas fico sempre admirado quando as fotos tem este nível de qualidade ! numa palavra : B-R-U-T-A-L !
Parabéns! Excelentes fotos. É impressionante ver como são perfeitos estes seres tão minúsculos.
Muito bom Luís! Parabéns!
Obrigada Susana 😉