O Poeta do Povo
Texto e fotografia de Luís Mateus
Bocage foi mais que um poeta, foi a voz de um povo, povo esse, muitas vezes perseguido nos seus sentimentos e impedido de exprimir a sua realidade, teve em Bocage um verdadeiro porta-voz, sob uma pena extremamente aguçada as palavras jorravam com facilidade, e cobriam de verdade tudo e todos, mesmo quem não queria e as sentia como autenticas farpas!
Bocage foi moderno, juntando-se a movimentos de liberdade e sofrendo duramente nas mãos das “moscas”, mas lutou, muitas vezes sozinho, muitas vezes incompreendido e mal-amado, preso até, mas escrevendo sempre, até morrer…
Bocage foi, é e será o poeta do povo!
Este conjunto de imagens são a minha homenagem a este ilustre poeta da minha terra.
Mais sobre este projecto
-
AutorLuís Mateus
facebook.com/luis.mateus.357 -
BioNasci em Setúbal, em 1975. Desde pequeno, quando me ofereceram a primeira máquina fotográfica, que surgiu um fascínio sobre aquela caixinha misteriosa que conseguia guardar momentos tão especiais e de uma forma tão mágica!
Lembro‐me bem de ouvir os meus pais a ralhar “não há mais dinheiro para rolos, este rapaz é doido, fotografa tudo e mais alguma coisa, já chega! ”
Com a revolução da era digital, tudo ficou mais acessível e foi em 2005 que comecei a minha caminhada na era digital, fotografando com uma máquina compacta, naturalmente, após alguma evolução como autodidata, em 2008 adquiri a minha primeira DSLR e decidi investir em formação específica num curso de iniciação á fotografia.
O momento do “click” é e sempre será o momento mais importante na realização e composição de uma foto, mas será que a mesma está terminada? Em 2009 e 2010, através da participação em vários workshops, desenvolvi competências na área da pós produção fotográfica através de software da Adobe®, nomeadamente Photoshop® e Lightroom®
Em 2011 foi altura de abraçar um novo desafio e frequentar um curso de especialização em fotografia, onde a técnica e sobretudo a prática foram os aliados da criatividade. Tanto em ambiente exterior como em estúdio, a interpretação e o controlo da luz foram a dominante juntamente com o desenvolvimento interpessoal entre Fotografo e Retratado, fatores fundamentais para que o puzzle fique completo na composição final.
Ainda em 2011 participei num workshop de boudoir em ambiente natural que terminou da melhor forma com uma exposição coletiva.
Entretanto a aventura continua… em 2012 e 2013 foi a altura de abraçar outras vertentes da fotografia, nomeadamente no domínio da astro-fotografia e fotografia noturna, é realmente um prazer registar a beleza natural do nosso país a qualquer hora do dia!
Em 2013, foi cheio de motivação que participei na 10ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, que acabei por ganhar, foi uma experiencia muito enriquecedora, retratar a minha terra natal de uma forma muito pessoal.
Como a sede de evolução e partilha continua, tenho participado com alguma frequência em workshops de diversas áreas, tendo como tónica dominante a natureza.
Há uns anos se me viessem dizer que a paixão pela fotografia me levaria onde cheguei hoje, com a realização de cursos, exposições, cobertura de eventos e algumas fotos premiadas, diria que seria mentira… mas já dizia o poeta, “o sonho comanda a vida”... -
Experiências Primeira LuzAlmada (Abr.2013)
Cascais (Jun.2013)
Arrábida (Nov.2013)
Sintra-Cascais (Out.2014)
Parabéns, amigo. Sou como você, amo fotografar, só que faço fotos sem ter curso nenhum.
Tenho um blog – Google – blog da biloka
Meu facebook – Silvia Azevedo. Seja sempre muito feliz e abençoado em tudo que fizeres.
Silvia.
Muito obrigado!
Muito Original. Parabens
Obrigado! 🙂