O Outono na Estrela
Texto e Fotografia de Miguel Serra
A Serra da Estrela assume nas quatro estações encantos e recantos que merecem seguramente uma visita. Contudo, é na estação do Outono que esta montanha mágica deslumbra os amantes da fotografia de paisagem, onde as encostas e vales se transformam em paletas de cores verdadeiramente atraentes.
Esta mutação é mais evidente no território do concelho de Manteigas. As florestas caducifólias marcam a paisagem, com destaque para as bétulas, faias, carvalhos e castanheiros. As neblinas que deambulam entre as copas das árvores e serpenteiam o denso bosque outonal preenchem as delícias das objetivas mais atentas. Por vezes, a neve ainda ocorre neste período do ano em locais de altitude intermédia da Serra da Estrela.
Manteigas, onde o Outono acontece!!!
Mais sobre este projecto
-
Autor
-
BioNasceu em Manteigas a 13 de Junho de 1973, terra que o viu crescer e onde permanece.
A paixão pela fotografia e o amor à natureza faz com que acorde, com muita frequência, antes que todos. O invulgar despertar da Estrela provoca-lhe insónias. A sua Serra é um íman que o atrai madrugada atrás de madrugada. E que a ela não consegue resistir.
É autor do livro de fotografia de paisagem natural “Momentos da Montanha - Manteigas e Serra da Estrela” publicado em 2012, atualmente na terceira edição, com um total de 3.000 livros.
Foi impulsionador do IMAGINATURE - Festival de Fotografia de Paisagem (Manteigas 2014), atualmente diretor do evento que já é uma referência a nível nacional. -
Experiências Primeira LuzSerra da Estrela (2009-2019)
As suas palavras…
Fica obrigatório apaixonarmo-nos pelas cores, pela luz, pela madrugada da Serra….Para ir e ficar …
Excelente como sempre Miguel. Parabéns!
Excelente!
Sigo o trabalho do Miguel desde que tomei conhecimento do seu livro. Em conjunto com as fotos aqui partilhadas , dão-nos uma bela perspectiva da beleza da “sua”/“nossa” Serra da Estrela.
Estas fotos são soberbas e demonstram a relação próxima que o fotógrafo tem com o local. Muitos parabéns Miguel. Continua a inspirar-nos com o modo como olhas para a Serra.
Fantásticas as fotografias do Miguel, vi e revi todas as imagens e realmente o Miguel mostra-nos todas as suas emoções que só ele interpreta de forma invulgar, está na sua casa! Um forte abraço e um agradecimento pela partilha. Muito obrigado e até breve.
Fantástico trabalho de quem posso chamar orgulhosamente amigo.
Sem dúvida um dos melhores embaixadores de um dos melhores cantinhos do nosso país. Para mim uma excelente foto é aquela que gostaria que fosse minha.. É ficava com todas. Parabéns
Olá a todos!
Tenho a felicidade de acompanhar o fotógrafo Miguel Serra desde há alguns anos e atrevo-me a dizer que neste momento é o melhor portfólio da serra da estrela.
Imagem cheias de qualidade e cunho pessoal, que colocam com vontade de fazer mais e melhor. Sem dúvida muito inspirador!
Abraços à todos da Primeira Luz pela sua perseverança e qualidade de trabalho na fotografia.
Fotografias que realçam o local. Podemos interiorizar as cores, as texturas… e imaginamos os cheiros!
E tal como Fernando Pessoa escreveu : ” Às vezes ouço passar o vento e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”