Portugal Profundo
Texto e Fotografia de Carlos Tenente
Uma modalidade de Fotografia de Natureza é aquela que se ocupa de fotografar o mundo que existe abaixo dos nossos pés.
A fotografia subterrânea é uma atividade que oferece possibilidades de conhecer e mostrar lugares do planeta onde existem belezas naturais únicas e que são muitas vezes de acesso complicado e por isso só contemplado por alguns.
Neste projeto e aproveitando o trabalho efetuado no 2º congresso de Fotografia em Gruta, organizado pelo Grupo de Espeleogia e Montanhismo, GEM, evidencia-se um pouco desta beleza existente no subsolo e apresentam-se algumas fotos de grutas existentes no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (Algar do Pena, Gruta de Sto António e Gruta de Mira d’ Aire).
O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros insere-se no Maciço Calcário Estremenho e é constituído fundamentalmente por afloramentos do Jurássico Médio (entre 174 milhões e os 163 milhões anos atrás, mais ou menos).
O maciço que apareceu por movimentos tectónicos da crosta terrestre sofreu ao longo dos tempos a influência dos elementos naturais vindo a criar no subsolo, as grutas. As águas das chuvas, que se infiltram no solo através de fendas vão moldando o calcário, formam ribeiras subterrâneas e moldam o percurso subterrâneo.
Mais sobre este projecto
-
Autor
-
BioCarlos Tenente nasceu a 1 de Maio de 1965, em Lisboa.
Desde cedo mostrou interesse pela fotografia e, ainda estudante, iniciou, como amador, a sua atividade na arte de fotografar, na já longínqua época das máquinas analógicas, com película de 35mm, com as quais realizou diversos trabalhos de pesquisa e inovação.
No entanto, os muitos afazeres de uma vida profissional cheia, levaram-no a ter de colocar um pouco de lado a sua paixão pela fotografia.
Nos últimos anos, já na moderna fotografia digital, voltou a dedicar-se com mais assiduidade a esta arte, realizando trabalhos tanto em policromático, como em monocromático, procurando sempre dar um cunho inovador aos seus trabalhos.
As temáticas abordadas são muito diversas, não se prendendo a um só tema, uma vez que dirige a sua atenção para todos os motivos que despertem nele arte, de modo a criar um novo olhar sobre esse assunto ou tema. -
Experiências Primeira LuzLisboa (Out.2012)
Alqueva (Jun.2013)
Lisboa (Mar.2014)
Lisboa (Abr.2014)
Arrábida (Jul.2014)
Parabéns Carlos !
não é nada fácil fotografar debaixo do chão, pois a qualidade/tipo/direcção/contraste da luz é sempre um grande desafio.
Grandes fotos !
Belas fotos, com muito impacto, que nos mostram uma face da natureza de difícil acesso e pouco conhecida. Parabéns pelo trabalho e pelo texto explicativo.
Verifico neste trabalho uma Beleza impressionante, muito bem estruturado e com uma bela descrição. Parabéns ao Autor/Fotografo